Fabiano Pereira é presidente do PSB de Santa Maria





Ao recebermos a informação sobre a possibilidade de perdermos o Hemocentro Regional de Santa Maria percebermos também a importância que o serviço tem para nosso município e região.

Um ponto importante: Quando assumi a secretaria municipal da saúde, em 2001, o Hemocentro, há cinco anos, possuía apenas o alicerce e as fundações. Naquela época, terminamos a obra com uma equipe muito capacitada, juntamente com nosso amigo Sérgio Vergueiro, já falecido e que hoje é o nome no local. O Hemocentro estava pronto e preparado para receber toda a região central. Uma vitória para todos nós.


Este local é ESSENCIAL para nossas vidas.

O Hemocentro gera vida! É um exemplo de gestão e lutaremos sempre, de todas as formas para que ele mantenha-se aberto. Atualmente, cerca de 40 funcionários trabalham no local.

Nosso Hemocentro Regional atende 32 municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e mais outros oito do centro do Estado, o Hemocentro atende toda a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS), com o Hospital Regional, Casa de Saúde,  Husm, da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e dos PAs (dos bairros Patronato e Tancredo Neves), todos sendo acolhidos pelo Hemocentro.

Se tudo isso não for o suficiente para mantê-lo aberto, pergunto ao Governador do Estado, Eduardo Leite: Como é possível alguém querer fechar um local de ABSURDA importância para uma região, em meio a uma pandemia?
Santa Maria bateu a marca de setecentos mortos pelo covid. QUASE SETECENTOS MORTOS.

Ao mesmo tempo, o Estado notícia que pela primeira vez o quadrimestre fechou as contas no azul. Assim fica fácil né! Fechando serviços, privatizando, sacrificando servidores e criando amarras que não são modelos de gestão, fazendo com que os trabalhadores se sacrifiquem para que o superávit no estado aconteça.

Este não é o momento para sacrificar a saúde do nosso estado. Este é o momento de resgatarmos a economia sem perder vidas.

Fabiano Pereira, ex-secretário de saúde de Santa Maria e presidente do PSB de Santa Maria.


Image