Na quinta-feira, dia 27 de maio, o prefeito de Itaara, Silvio Weber, participou do lançamento dos editais “Arte no Perau”, no Mirante 2, que fica no limite entre as cidades de Santa Maria e Itaara.

 


    O ato faz parte da ação ReViva Perau desenvolvida em parceria entre as prefeituras de Itaara e Santa Maria e integra a programação Viva Santa Maria 2021, que celebrou os 163 anos do município durante o mês de maio.

O evento também contou com a presença do Prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom.

 

Os editais contêm as diretrizes para a escolha dos artistas que vão pintar murais nos mirantes da Estrada do Perau. A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, destaca que a Estrada do Perau tem beleza singular, além de guardar uma memória importante da cidade e dos santa-marienses. Conforme Rose, a ideia do ReViva é também conscientizar quem passa, quem reside e quem usufrui daquele espaço para que cuidem do local.

 

A expectativa, após a conclusão dos trabalhos, é ter um espaço agradável para os santa-marienses e para os turistas que visitam os municípios de Santa Maria e Itaara.

 

Toda a Estrada do Perau passou por limpeza e manutenção desde o começo de maio. Parte do serviço foi feito pela Prefeitura de Santa Maria, e a outra parte, pelo Executivo Municipal de Itaara.

 

Após o lançamento dos editais, ocorreu uma caminhada ecológica do Mirante 2 ao Mirante 1 com o propósito de ampliar a conscientização, a preservação e o senso de pertencimento à Estrada do Perau por parte das comunidades de Itaara e Santa Maria, onde os participantes fizeram o recolhimento de lixo.

 

Participam do projeto as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, todas da cidade de Santa Maria. Do município de  Itaara, participaram as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços e setor de trânsito.

Image