Dra Deborá Evangelista é Advogada e Coaching em Santa Maria - RS

    Na última Sexta - Feira, 23 de Julho recebi com muito prazer a visita do representante da Negritude do PSB ( Partido Socialista Brasileiro) de Santa Maria, Fabiãn Lacerda. Uma honrosa visita técnica, onde pudemos conversamos sobre o episódio de racismo que ocorreu com a voluntária da vacinação contra a Covid na cidade de  Pelotas, no Rio Grande do Sul.

No caso, um o homem  que estava na fila não tinha parte da documentação exigida, e a voluntaria  buscou apoio de alguém da organização. Enquanto uma servidora pública ajudava, o suspeito  teria dito “nem sei se vou tomar essa porcaria dessa vacina. Negro só atrapalha”. Diante dessa declaração racista, o homem foi preso pela guarda municipal e foi registrado o  crime de racismo, porque a declaração do mesmo,  atingiu a coletividade o que gerou a prisão em flagrante. 

É preciso evidenciar a importância da ação da voluntária que não se calou diante da agressão!. Denunciar é sempre a melhor saída. Precisamos que esses casos sejam judicializados e passem a ter a reprimenda estatal. Por muitos anos, nós negros, fomos vítimas de racismo ou injuria racial e para não criar uma situação mais constrangedora acabávamos não levando a diante o caso. Hoje isso não pode mais ser admitido, sendo fundamental buscarmos a repercussão jurídica adequada para a situação.

Outra questão importante são as testemunhas, pessoas que não negras que presenciam esses casos não podem ficar caladas e devem se posicionar, sendo testemunhas, como aconteceu no caso em tela. Isso é fundamental para a produção de prova e representa uma postura antirracista que precisamos estimular na sociedade.


Dra Deborá Evangelista é Coach, criadora do Afrocoaching como metodologia inovadora de desenvolvimento pessoal e profissional e advogada  Especializado em Direito de Família e Sucessões; Direito Penal e Violência Doméstica; Direito Civil

Image